olá a todos : -)

* Discalculia é um termo ainda pouco falado nos dias de hoje, e a existência de literatura acerca do mesmo é escassa.*
* Foi por esse mesmo motivo que escolhi esta temática, como forma de divulgar mais informação da mesma.*
* Espero que algumas das vossas dúvidas fiquem esclarecidas e que o vosso conhecimento sobre o tema fique mais reforçado.*
* Obrigada e espero que gostem.
; -)

sábado, 1 de maio de 2010

Como identificar a discalculia:

Quando se fala na origem das dificuldades de aprendizagem em matemática, surgem muitas dúvidas e, na maior parte dessas ocorrências, não há uma única causa específica, mas um conjunto delas que podem ser encontradas tanto no aluno quanto em relação a factores externos, inclusive no modo de ensinar matemática (Silva, 2008).

De acordo com Smith e Strick (2001, como citado em Almeida, 2006), no que diz respeito aos aspectos relativos aos alunos, são consideradas, a memória, a atenção, a actividade perceptivo-motora, a organização espacial, as habilidades verbais, a falta de consciência e as falhas estratégicas, todas como factores responsáveis pelas diferenças na execução de actividades matemáticas.
Um indicador muito simples das possíveis dificuldades com números é a inabilidade de contar para trás, de dois em dois números ou de três em três, ressaltando que os discalcúlicos têm dificuldade na compreensão da ordem e da estrutura numérica (Silva , 2008).
Outro factor é a falta de compreensão do valor da posição no sistema numérico. A confusão nessa área é frequentemente disfarçada nos primeiros anos, pois as crianças aprendem as regras apropriadas para somar e subtrair e pode utilizá-las se forem apresentadas de forma especial (directas), e são mecanicamente apreendidas. Se esse colocação é mudada, ou se é necessário usar o conhecimento dos números, a pessoa geralmente necessita de flexibilidade para utilizar o seu conhecimento de outra maneira, o que torna a sua dificuldade de compreensão visível, assim como tarefas como agrupar e reagrupar números, lembrar qual o número que vem antes ou depois e repetição de algarismos devido à falta de atenção (Silva, 2008).
O que também se observar são as dificuldades em seguir muitas ordens simultaneamente, além de problemas com a coordenação motora fina (pintar, desenhar, amarrar, costurar etc.), problemas com a coordenação motora grossa (falta de habilidade nas actividades físicas e o descuido ocasionando a frequente queda de objectos da carteira escolar).Além disso, a resistência às actividades que exigem leitura e escrita é outro aspecto a ser considerado, ressaltando que o discalcúlico pode ter dificuldades na leitura e na escrita e resiste, também, a actividade em grupo por não gostar de se expor. Geralmente escreve pouco e as suas respostas às questões que lhe são formuladas resumem-se a "sim" ou "não", devido ao medo de errar. Manifesta um sentimento fortíssimo de menos valia, que acontece por se sentir atrasado em relação à turma (Silva, 2008).



Referências Bibliográficas:

Almeida, C.S. (2006). Dificuldades de aprendizagem em Matemática e a percepção dos professores em relação a factores ao insucesso nesta área. Artigo para conclusão do curso de Matemátiva, Universidade Católica de Brasília, Brasília.

Silva, W.C. (2008). Discalculia: Uma abordagem à luz da Educação Matemática. Relatório final para concretização do projecto de Iniciação Ciêntifica, PIBIC, Universidade de Guarulhos.


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