olá a todos : -)

* Discalculia é um termo ainda pouco falado nos dias de hoje, e a existência de literatura acerca do mesmo é escassa.*
* Foi por esse mesmo motivo que escolhi esta temática, como forma de divulgar mais informação da mesma.*
* Espero que algumas das vossas dúvidas fiquem esclarecidas e que o vosso conhecimento sobre o tema fique mais reforçado.*
* Obrigada e espero que gostem.
; -)

sábado, 8 de maio de 2010

As DA relacionadas a Psicomotricidade

A psicomotricidade é a triangulação do corpo em espaço e tempo. Essa relação do corpo no espaço e no tempo de forma coordenada e sincronizada cria sincronizada cria significados para o ser humano. A criança aprende os conceitos e as palavras correspondentes aos diferentes segmentos e às diferentes regiões do corpo, bem como suas funções, na idade pré-escolar. Se houver algum compremetimento no aprendizado, a criança não uma automatização conseguirá desenvolver essas funções simples de movimentos psicomotores e, consequentemente encontrará obstáculos na orientação espacial (Romagnoli, 2008).

É necessário que o educador auxilie os seus alunos nos sentido de fazê-los centrarem a sua atenção sobre si mesmos para uma maior interiorização do corpo. A interiorização é um factor muito importante para que a criança possa tomar consciência do seu esquema corporal. Pela interiorização, a criança volta-se para si mesma, possibilitando das primeiras aquisições motoras. A criança que não consegue interiorizar o seu corpo pode ter problemas tanto no plano gnosiológico, como no práxico (Romagnoli, 2008).


Referência Bibliografica:

Romagnoli, G.C. (2008). Discalculia: Um desafio na Matemática. Trabalho de conclusão de curso apresentado para a obtenção do grau de especialista em Distúrbios de Aprendizagem, CRDA, São Paulo.

0 comentários:

Enviar um comentário