olá a todos : -)

* Discalculia é um termo ainda pouco falado nos dias de hoje, e a existência de literatura acerca do mesmo é escassa.*
* Foi por esse mesmo motivo que escolhi esta temática, como forma de divulgar mais informação da mesma.*
* Espero que algumas das vossas dúvidas fiquem esclarecidas e que o vosso conhecimento sobre o tema fique mais reforçado.*
* Obrigada e espero que gostem.
; -)

sábado, 1 de maio de 2010

O que é a discalculia?

O termo discalculia é usado frequentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático.
Para o manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais - DSM-IV (2002), o transtorno nas operações Matemáticas é caracterizado pela incapacidade para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do individuo e dificuldades que trazem prejuízos significativos em tarefas diárias que as exigem ou apresentam algum deficit sensorial, destacando-se que as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente associadas.
De acordo com Johnson e Myklebust (1983 como citado em Silva, 2008): " Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por deficit visuais ou auditivos, nem por má escolarização". Ainda, segundo os autores, o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.

Segundo os pesquisadores, a criança com discalculia é incapaz de:

a) Visualizar conjuntos de objectos dentro de um conjunto maior;
b) Conservar a quantidade, o que a impede de compreender que 1 quilo é igual a 4 pacotes de 250g;
c) Compreender os sinais de soma (+), subtração (-), divisão (:) e multiplicação (x);
d) Sequenciar números, como por exemplo, o que vem antes do 11 e depois do 15 (antecessor e sucessor);
e) Classificar números;
f) Montar operações;
g) Entender os princípios de medida;
h) Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas;
i) Estabelecer correspondência um a um, ou seja, não relacionar o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras;
j) Contar através de cardinais e ordinais.

Convém destacar, ainda, que os processos cognitivos envolvidos na discalculia são:

a) Dificuldade na memória de trabalho;
b) Dificuldade de memória em tarefas não-verbais;
c) Dificuldade na soletração de não-palavras (tarefa de escrita);
d) Ausência de problemas fonológicos;
e) Dificuldade na memória de trabalho que implica contagem;
f) Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais;
g) Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-tácteis.

De acordo com Silva (2008), diversas habilidades podem ser prejudicadas pelo transtorno, como: habilidades linguísticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos); perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objectos em conjuntos); de atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação); e matemáticas (dar sequência e etapas matemáticas, contar objectos e aprender tabuadas de multiplicação).
Este tipo de transtorno requer certa urgência na sua identificação, pois o quantos antes forem diagnosticados, mais fácil tornar-se-á o processo de intervenção (Silva M., 2008) .


Referências Bibliográficas:

DSM IV - TR - (2002). Manual de Diagnóstico e estatistica das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi Editores.

Silva. M. C. (2008). Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: A Manisfestação da Discalculia. Revista da Psicologia.

Silva, W.C. (2008). Discalculia: uma abordagem à luz da educação matemática. Relatório final para o Projecto de Iniciação Ciêntifica. PIBIC, Universidade de Guarulhos, Guarulhos.

0 comentários:

Enviar um comentário