À semelhança do que se verifica no processo de definição das Dificuldades de Aprendizagem, ou talvez por essa razão, a classificação das Dificuldades de Aprendizagem também não é consensual, assumindo diferentes forma, conforme a perspectivas como se avalia a questão.
De seguida será apresentada um das varias propostas de classificação das Dificuldades de Aprendizagem.
Correia (2004, como citado em Cruz 2009, p.96), apresenta uma proposta,onde suportando-se numa vasta revisão bibliográfica, nos sugere que, até à data, já foram identificadas, pelo menos, seis categorias de Dificuldade de Aprendizagem, nomeadamente:
Auditivo - linguística - prende-se com um problema de percepção que, frequente mente, leva o aluno a ter dificuldade na execução ou compreensão das instruções que lhe dadas. Não é, portanto, um problema de acuidadeauditiva (o aluno consegue ouvir bem), ma sim de compreensão/percepção daquilo que é ouvido;
Visuo - espacial - envolve caracteristicas tão diversas como uma inabilidade para compreender a cor, para diferenciar estímulos essenciais de secundários (problemas de figura-fundo) e para visualizar orientações no espaço. Assim, aqueles alunos que apresentam problemas nas relações espaciais e direccionais têm, frequentemente, dificuldades na leitura, começando, por exemplo, por ter problemas na leitura das letras /b/ e /d/ e /p/ e /q/ (reversões).
Motora - aqui o aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem ligadas à área motora tem problemas de cooordenação global ou fina, ou mesmo, de ambas , visíveis quer em casa quer na escola, criando, tantas vezes, problemas na escrita e no uso do teclado e do rato de um computador.
Organizacional - este problema leva o aluno a experimentar dificuldades quanto à localização do princípio, meio e fim de uma tarefa. O aluno tem, ainda, dificul dade em resumir e organizar informação, o que o impede, com frequência, de fazer os trabalhos de casa, apresentações orais e outras tarefas escolares afins;
Académica - esta categoria é uma das mais comuns no seio das Dificuldades de Aprendizagem. Os alunos, tanto podem apresentar problemas na área da matemática, como serem dotados nesta mesma área e terem problemas severos na área da leitura ou da escrita, ou am ambas;
Sócio-emocional - o aluno com problemas nesta área tem dificuldades em cumprir regras sociais (esperar pela sua vez) e em interpretar expressões faciais, o que faz com que seja, muitas das vezes, incapaz de desempenhar tarefas consentâneas com a saúde idade cronológica e mental.
Referências Bibliográficas:
Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: Lidel.
De seguida será apresentada um das varias propostas de classificação das Dificuldades de Aprendizagem.
Correia (2004, como citado em Cruz 2009, p.96), apresenta uma proposta,onde suportando-se numa vasta revisão bibliográfica, nos sugere que, até à data, já foram identificadas, pelo menos, seis categorias de Dificuldade de Aprendizagem, nomeadamente:
Auditivo - linguística - prende-se com um problema de percepção que, frequente mente, leva o aluno a ter dificuldade na execução ou compreensão das instruções que lhe dadas. Não é, portanto, um problema de acuidadeauditiva (o aluno consegue ouvir bem), ma sim de compreensão/percepção daquilo que é ouvido;
Visuo - espacial - envolve caracteristicas tão diversas como uma inabilidade para compreender a cor, para diferenciar estímulos essenciais de secundários (problemas de figura-fundo) e para visualizar orientações no espaço. Assim, aqueles alunos que apresentam problemas nas relações espaciais e direccionais têm, frequentemente, dificuldades na leitura, começando, por exemplo, por ter problemas na leitura das letras /b/ e /d/ e /p/ e /q/ (reversões).
Motora - aqui o aluno que apresenta Dificuldade de Aprendizagem ligadas à área motora tem problemas de cooordenação global ou fina, ou mesmo, de ambas , visíveis quer em casa quer na escola, criando, tantas vezes, problemas na escrita e no uso do teclado e do rato de um computador.
Organizacional - este problema leva o aluno a experimentar dificuldades quanto à localização do princípio, meio e fim de uma tarefa. O aluno tem, ainda, dificul dade em resumir e organizar informação, o que o impede, com frequência, de fazer os trabalhos de casa, apresentações orais e outras tarefas escolares afins;
Académica - esta categoria é uma das mais comuns no seio das Dificuldades de Aprendizagem. Os alunos, tanto podem apresentar problemas na área da matemática, como serem dotados nesta mesma área e terem problemas severos na área da leitura ou da escrita, ou am ambas;
Sócio-emocional - o aluno com problemas nesta área tem dificuldades em cumprir regras sociais (esperar pela sua vez) e em interpretar expressões faciais, o que faz com que seja, muitas das vezes, incapaz de desempenhar tarefas consentâneas com a saúde idade cronológica e mental.
Referências Bibliográficas:
Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lisboa: Lidel.
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