olá a todos : -)

* Discalculia é um termo ainda pouco falado nos dias de hoje, e a existência de literatura acerca do mesmo é escassa.*
* Foi por esse mesmo motivo que escolhi esta temática, como forma de divulgar mais informação da mesma.*
* Espero que algumas das vossas dúvidas fiquem esclarecidas e que o vosso conhecimento sobre o tema fique mais reforçado.*
* Obrigada e espero que gostem.
; -)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Definição de Dificuldades de Aprendizagem

O termo de Dificuldades de Aprendizagem começou a ser usado frequentemente no inicio dos anos 60 para descrever uma serie de incapacidades relacionadas com o insucesso escolar que não deviam ou podiam ser atribuídas a outros tipos de problemas de aprendizagem (Correia, 2007).
De acordo com Correia & Martins (1999) numa perspectiva orgânica, as Dificuldades de Aprendizagem são desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, caracterizando-se, em geral, por discrepância acentuada entre o potencial estimado do aluno e a sua realização escolar.
As Dificuldades de Aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas actividades da vida diária que exigem capacidades de leitura, escrita ou matemática.
As definições que têm ocorrido até hoje sobre esta temática têm sido muito numerosa, mas infelizmente algumas delas são muito diferentes em relação as outras, dando lugar a uma pluralidade conceptual e terminológica que, em muitas ocasiões, dificulta a troca e discussão dos resultados da investigação nesta área.
Entre as múltiplas definições de Dificuldades de aprendizagem, às vezes guiadas mais por critérios clínicos do que pedagógicos e científicos, ganhou bastante aceitação a utilizada numa lei federal dos Estados Unidos (1975)Education for all handicapped children act - de qualquer forma assumida pela National Joint Commitee of Learning Disabilites (1981) onde esta, por sua vez, foi adoptada, com algumas alterações, pelo National Institute of Health (1988). Aí se insiste num grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades essencialmente de ordem linguística e matemática, distúrbios considerados intrínsecos ao indíviduo, devido fundamentalmente a disfunções neurológicas ( lesão cerebral, disfunção cerebral mínimas), embora possam ocorrer juntamente com outras deficiências ou com influências extrínsecas. Todavia, as expressões "lesão cerebral" e ainda "disfunção cerebral mínima" não foram aceites por muitas autores. Para não falar unicamente em etiologia neurológica, Johnson e Myklebust (1967) propuseram e expressão "dificuldades psiconeurológicas", fazendo a ligação entre o cerebral e o psíquico (cf. Beltrán e Bueno (Eds), 1995, p.379, como citado em Oliveira, 2007).



Referências Bibliograficas:

Correia,L.M. (2007). Para uma difinição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Brasileira, 13(2), 155-172.

Correia, L.M., & Martins, A.P. (1999). Dificuldades de Aprendizagem: que são? Como entenddê-las?. Biblioteca Digital. Porto: Porto Editora.

Oliveira, J.B. (2007). Psicologia da Educação Aprensdizagem/Aluno.Porto: Legis Editora.

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