olá a todos : -)

* Discalculia é um termo ainda pouco falado nos dias de hoje, e a existência de literatura acerca do mesmo é escassa.*
* Foi por esse mesmo motivo que escolhi esta temática, como forma de divulgar mais informação da mesma.*
* Espero que algumas das vossas dúvidas fiquem esclarecidas e que o vosso conhecimento sobre o tema fique mais reforçado.*
* Obrigada e espero que gostem.
; -)

domingo, 18 de abril de 2010

Características das crianças com DA

As suas principais características compreendem uma dificuldade de aprendizagem nos processos simbólicos: fala, leitura, escrita, aritmética, etc., independentemente de lhe terem sido proporcionadas condições adequadas de desenvolvimento (saúde, envolvimento familiar estável, oportunidades socioculturais e educacionais, etc.). A criança com DA manifesta uma discrepância no seu potencial de aprendizagem e exibe uma diversidade de comportamentos que podem ou não ser provocados no processo de informação, quer ao nível integrativo e expressivo (Fonseca, 2008).
Torna-se evidente que esta é uma população que pode manifestar uma grande variedade de características ou problemas, os quais podem surgir separadamente ou em conjunto. Ou seja, para além dos problemas já referidos anteriormente, estas crianças com DA podem manifestar vários outros problemas característicos, que não são mutuamente exclusivos.
Nesta linha, identificando noventa e nove características diferentes, Clemente (1966, como citado em Cruz, 2009, pp. 97-98) sugere que nas DA, as dez características mais vezes referidas, em função da sua frequência, são as seguintes:

  1. Hiperactividade;
  2. Problemas perceptivo-motores;
  3. Instabilidade emocional (explosões emocionais súbitas sem causa óbvia);
  4. Défices gerais de coordenação (trapalhão e coordenação motora pobre);
  5. Desordens de atenção (pequenos períodos de atenção, distractibilidade, perseveração);
  6. Impulsividade;
  7. Desordens da memória e do pensamento;
  8. "Dificuldades de aprendizagem" específicas (leitura, escrita, soletração e artméticas);
  9. Desordens da audição e da fala;
  10. Sinais neurológicos difusos, como irregularidades electroencefalográficas.
O mesmo autor, numa revisão mais detalhada sobre o assunto mostrou, que os problemas com mais frequência nesta população são os que ocorrem nos seguintes níveis:

  • Indícios neurológicos (Correia, 2008; Shaywitz, 2003; Martin, 1994; Hynd, Marshall & Gonzalez, 1991; Monedero, 1989);
  • Atenção (Kirk et al., 2005; Fonseca, 1999; Martín, 1994; Kirby & Williams, 1991; Kirk & Chalfant, 1984);
  • Percepção (Kirk et al, 1991; Fonseca, 1999; Martín, 1994; Mercer, 1994; Martínez, García & Montoro, 1993; Johnson & Myklebust, 1991; Kirby & Williams, 1991; Willows, 1991; Kirk & Chalfant, 1984);
  • Memória (Kirk et al, 1991; Fonseca, 1999; Martín, 1994; Mercer,1994; Kirby & Williams, 1991; Swanson & Cooney, 1991; Kirk & Chalfant, 1984);
  • Cognitivo (Correia, 1997, 2008; Fonseca, 1999; Kirk & Chalfant, 1984);
  • Psicolinguístico (Correia, 2008; Fonseca, 199; Martín, 1994; Mercer, 1994; Kirby & Williams, 1991; Mann, 1991; Kirk & Chalfant, 1984);
  • Actividade motora e psicomotora (Correia, 2008; Fonseca, 199; Martín, 1994; Mercer, 1994; Martinez, García & Montoro, 1993; Kirby & Williams, 1991);
  • Emocional e sócio-emocional ( Correia, 2008; Fonseca, 1999; Martín, 1994; Mercer, 1994; Bryan, 1991; Kirby & Williams, 1991; Monedero, 1989).

Hazelden Fundation (1992, como ctitado em Crz et al, 1998) uma Significativa percentagem de alunos com DA não conclui a escolariedade obrigatória, contribuindo grandemente para o insucesso escolar existente num país. Por outro lado, desta forma, a maioria dos alunos com DA não retém um emprego após ter concluído a escolaridade obrigatória. Os adolescentes com DA estão, nomeadamente no que diz respeito ao alcoolismo e à toxicodependência (Lapa, 2006). Associados às DA estão por vezes comportamentos de impusividade, de falta de atenção e muitas vezes de hiperactividade.



Referências Bibliográficas:

Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas.Lisboa: Lidel.

Fonseca, V. (2008). Dificuladades de Aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar (4a ed.). Lisboa: Âncora Editora.

Lapa, P.C.R. (2006). Contributo da Psicomotricidade no Desenvolvimento Global de um indivíduo com Dificuldades de A prendizagem. Estudo de caso. Monagrafia para a licenciatura em Desporto e Educação Física, Faculdade de Desporto,Universidade do Porto, Porto.

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