- Lesões cerebrais;
- Alterações neurológicas;
- Aparecimento tardio da linguagem;
- Estados hiperemotivos;
- Aspectos genéticos;
- Alterações mo desenvolvimento intelectual: raciocínio lógico-abstracto;
- Factores de maduração: atenção, memória imaginação, psicomotricidade, lateralidade, ritmo, etc.;
- Deficiência nas habilidades verbais;
- Alterações psicomotoras;
- Falta de consciência dos passos a seguir;
- Dificuldades no pensamento abstracto;
- Falta de motivação;
- Perturbações emocionais;
- Problemas sócio-ambientais;
- Absentismo escolar;
- Transtorno de conduta;
- Falhas estratégicas;
- Lentidão na resposta;
- Problemas de memória para automatizar as combinações numéricas básicas;
- Utilização de uma linguagem inadequada para crianças;
- Escassez de conhecimentos prévios;
- Falta de automatização dos procedimentos simples do cálculo.
Verbal - o número como um signo linguístico.
Afasia sensorial: alterações acústico-gnósicas por lesões do temporal esquerdo.
Afasia motora: alteração da linguagem interna por lesões do frontal esquerdo.
Visuo- espacial - lesões do lobo parietal.
Alterações das imagens numéricas.
Alterações do reconhecimento espacial do número (dislexia).
Práxicos - lesões do lobo temporal parietal.
Alterações dos gestos motores (disgrafia).
Conceptual - lesões do lobo temporal-ocipital-parietal.
Perda do conceito do número.
Planificação -
Lesões da área frontal esquerda: dificuldade para planificar a resolução de problemas numéricos.
Lesões da área frontal direita: dificuldade para planificar a resolução de problemas espaciais.
O mesmo autor afirma ainda que as pessoas adultas que padeceram lesões em alguns destes instrumentos ocorre discalculia adquirida e em casos de crianças com dificuldades matemáticas, vêem a mostrar que esta funções neuropsicológicas implicadas no processo do cálculo não são adequadamente desenvolvidas (discalculia evolutiva).
Referência Bibliográfica:
Arándiga, A.V. (1998). Dificultades de Aprendizaje e intervención Psicopedagógica. Valência: Promolivro.